Faça papinha de peixe!

2:28 PM

Turbine o desenvolvimento do seu filho!

Faça papinha de peixe!


Papinha de peixe é algo estranho pra nossa cultura não é?



Logo que o bebê inicia a introdução alimentar, acrescenta-se canja de frango ou uma carninha desfia na papa salgada mas o peixe não é muito comum.


Atualmente existem estudos maravilhosos que revelaram a importância dos lipídios de peixes na alimentação humana, por serem uma fonte rica em ácidos graxos polinsaturados principalmente aqueles da família ômega-3.

Foram identificados porcentagens relevantes de ácido decosahexaenóico (DHA), uma substancia responsável por desempenhar funções essenciais, como recobrir membranas celulares e ajudar na formação da retina, dos neurônios e do desenvolvimento cerebral.




Para o organismo infantil, o DHA é essencial, pois é, nos primeiros anos, que a capacidade cognitiva humana se desenvolve com mais ênfase e é bastante solicitada para impulsionar a aprendizagem. O cérebro tem seu crescimento extremamente acelerado na vida fetal e também nos primeiros anos de vida.


Peixes marinhos presentes na costa brasileira possuem quantidades expressivas de DHA como o: atum, cavalinha, sardinha, serra, olho de boi, bacalhau, salmão entre outros.







"Cuidar para que a dieta alimentar contenha alimentos com DHA duas vezes por semana é suficiente", diz Christiane Leite, do Conselho Científico do Departamento de Nutrologia e Suporte Nutricional da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).


A dieta materna é extremamente importante para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. A mãe que consome bons níveis de DHA fortalece esse desenvolvimento, através da gestação e do leite materno.



O estudo da associação brasileira de nutrologia aponta que existe uma forte correlação entre nutrição adequada, desenvolvimento cognitivo (inteligência, raciocínio e percepção) e capacidade visual nas crianças.




A primeira infância é um período importante, em que se fortalecem atividades intelectuais como a linguagem e memória, 85% do cérebro se forma até os 5 anos, por isso é tão essencial a ingestão de DHA nessa fase.



Como no Brasil a ingestão de peixe é baixa, desenvolveram alimentos enriquecidos com DHA, inclusive fórmulas infantis, o que é ótimo.





Depois dessas informações que tal acrescentar peixe na papinha do seu filho? 


E que tal acrescentar peixe na sua alimentação, mamãe?




Por Patrícia Santinello Migliorini

Médica residente de pediatria do Hospital municipal Dr. Mario Gatti/ Campinas-SP.






You Might Also Like

0 comments

- Visite e siga o Instagram do Enxoval do Bebê nos EUA @enxovaldobebenoseua - Obrigada pela visita!