Existem três tipos principais de poltronas para crianças.
Em termos de segurança, mais que a idade, o que interessa é o peso e a altura do seu filho, em relação ao que está escrito no manual de cada cadeirinha de auto.
Bebê-conforto:
São cadeirinhas adequadas para bebês recém-nascidos até cerca de 9 kg (alguns modelos até 13 kg), mais reclinadas, e que devem ser colocadas de costas para o banco da frente do carro.
Muitas vezes esses modelos possuem uma base que fica acoplada ao cinto de segurança, o que facilita a retirada da cadeirinha.
Esse tipo de bebê-conforto, com cinto de segurança interno de cinco pontos, encaixa na maioria dos carrinhos, o que significa que você pode tirar o bebê do carro dormindo, com cadeirinha e tudo, sem ter que incomodá-lo ou acordá-lo. São os chamados "travel systems".
A desvantagem é que, depois que a criança chega ao limite de peso (9 kg ou até 13 kg), é necessário comprar outra poltrona. Se a criança ainda não tiver 1 ano, a nova cadeira terá de ser do tipo reversível (leia a seguir).
Assentos reversíveis:
São cadeirinhas projetadas para carregar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 16 kg ou mais Kilos, dependendo de diferentes modelos.
Enquanto o bebê é pequeno, esses modelos são instalados virados para trás, ou seja, de costas para o banco da frente do carro.
Essa é a posição mais segura, porque protege o pescoço do bebê em caso de impacto.
Antigamente a orientação era para que a poltrona fosse virada para a frente quando o bebê completasse 1 ano e atingisse 9 kg, mas hoje em dia fabricantes e especialistas recomendam que se mantenha a criança virada para trás pelo máximo de tempo possível (até o limite de peso de cada modelo).
* Um ano de idade e 9 kg é, então, o mínimo.
Atenção! Existem também assentos não reversíveis, que só podem ser usadas viradas para a frente. Essas só podem ser usadas com crianças de mais de 1 ano e mais de 9 kg. Confira sempre o manual antes de comprar.
Assentos para o posicionamento do cinto do carro (boosters):
São poltronas ou "banquinhos" que servem para a criança ficar mais alta e dessa forma usar o cinto normal do carro na posição correta.
Esse tipo de assento de elevação pode ou não ter encosto. No caso dos sem encosto, é necessário que o carro tenha proteção para a cabeça, que evita o efeito de "chicote" em caso de acidente, um grande causador de lesões na medula espinhal.
Os assentos de elevação com encosto têm a vantagem de posicionar melhor a parte superior do cinto, pois costumam ter "passantes" e ser ajustáveis à altura da criança. Só podem usar esse tipo de poltrona crianças com mais de 4 anos de idade, segundo a resolução do Contran, mas não tenha pressa de fazer a mudança.
OBS: A legislação brasileira afirma que esse tipo de cadeira é obrigatório para crianças de até 7 anos e meio, mas o ideal é que ela seja usada até a criança ter 1,45 m de altura.
* A partir daí ela pode passar a utilizar o cinto normal do banco, sem assento.
Espero que tenha gostado deste post sobre as cadeirinhas de auto.
E se você está pensando em fazer o Enxoval do seu bebê aqui nos Estados Unidos, como Personal Shopper e Consultora, o ajudarei com a escolha do modelo ideal, de acordo com suas necessidades e perfil.
Para maiores informações, visite o site www.enxovaldobebenoseua.com ou entre em contato pelo formulário daqui do blog mesmo (ao lado).
Obrigada,
Juliana Butler
Personal Shopper - Enxoval do Bebê nos EUA - www.enxovaldobebenoseua.com
No comments:
Post a Comment